6 Benefícios do Planejamento tributário

Planejamento tributário

6 Benefícios do Planejamento tributário

Realizar um planejamento tributário bem estruturado uma empresa faz toda diferença, pois são muitos erros que acontecem que podem gerar grandes problemas, uma deles é fazer uma empresa pagar mais impostos do que realmente deveria.

É fato que o Brasil está  entre os países que possuem as mais altas cargas tributárias do mundo, e isso torna muitos negócios inviáveis. Inúmeros negócios decretam falência, pelo fato de possuírem  um alto grau de endividamento fiscal, e mesmo renegociando tais tributos várias vezes (REFIS), inúmeras empresas não conseguem trazer alívio ao seu caixa.

Se o sofrido pagador de impostos desse Brasil quer diminuir seus encargos tributários, poderá fazê-lo de forma legal ou ilegal.

A maneira legal chama-se elisão fiscal ou economia legal (planejamento tributário) e a forma ilegal denomina-se sonegação fiscal ( sonegação de impostos).

E por mais que nós brasileiros não gostemos de pagar impostos ( por vários motivos) não vale a pena tentar trazer a ilegalidade pra dentro da sua empresa, pois cedo ou tarde você será pego, e seu negocio pelo qual  tanto trabalha irá pelo ralo.

O que é planejamento tributário

Mas afinal de contas o que é Planejamento tributário? É o ato de gerir os pagamentos de tributos de uma empresa e também buscar formas de reduzir  de forma legal a carga tributária que recai sobre ela.

Da mesma maneira que um administrador faz a gestão do estoque, das vendas, dos recursos humanos e demais departamentos de uma empresa, a realização das obrigações fiscais também devem ser gerenciadas de maneira organizada pelo tributarista.

Como o planejamento tributário pode beneficiar sua empresa

Um planejamento tributário bem estruturado pode promover muitos benefícios ao seu negócio, sendo  eles:

1-Redução dos custos da empresa;

2-Simplificação da contabilidade do seu negócio;

3-Aumenta da regularidade fiscal;

4-Aumento da competitividade;

5-Aproveitamento de créditos fiscais ;

6-Recuperação tributária.

Recuperação tributária

Dentre os muitos benefícios  que o planejamento tributário possui um deles é a recuperação tributária, que em resumo é o ato de receber de volta impostos que o governo recebeu de forma ilegal. Clique aqui e saiba mais sobre recuperação de impostos

Há muitas maneiras de o governo determinar tributos ilegais conheçam alguns deles:

1-Princípio da anualidade, segundo este princípio  um tributo novo só pode entrar em vigor após um ano depois de sua publicação;

2-Uma alíquota só pode ser reajustada por lei, e nunca por portaria;

Toda vez que tais tributos surgem contradizendo essas regras, eles estão sendo determinados de forma ilegal. Sendo assim e a empresa tem direito à recuperação tributária.

Tenho o direito de receber este dinheiro de volta?

O fato é que tudo que envolve tributação no Brasil é sempre tudo mais complicado do que deveria ser. Então para se responder esta pegunta é necessário fazer uma avaliação, pois cada caso é um caso.

E para que isso aconteça é preciso ter profissionais qualificadas e programa específico para fazer o levantamento correto de tal informação, e assim poderá saber se sua empresa tem valores a serem restituídos e a quantia a ser recebida.

Mas a boa notícia é que nós da Esfera Fiscal estamos munidos de tudo que é necessário para fazer este levantamento e o melhor de tudo, de forma gratuita.

Quer saber se sua empresa possui este benefício clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas. Não deixe o que é seu no bolso de outro.

planejamento tributário

Esfera Fiscal

Deixe sua mensagem